terça-feira, fevereiro 19, 2008

Aprendizagem Colaborativa

Esta define-se como uma totalidade de elementos que formam um todo que abrangem vários métodos e técnicas de aprendizagem com o efeito de utilizar a organização das estruturas de grupos, e as estratégias de desenvolvimento da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e social, responsabilizando cada membro do grupo pela sua aprendizagem e pela aprendizagem dos restantes elementos, fomentando a participação activa e a interacção dos alunos e dos professores, proporcionando o crescimento do grupo. Todos os alunos interagem e contribuem para o êxito das actividades propostas permitindo o desenvolvimento de competências pessoais e de grupo colaborando em actividades, partilhando experiências e adquirindo novas informações, realçando sempre a dinâmica do grupo, incentivando os alunos a aprender entre eles e a valorizar os conhecimentos dos outros.

2 comentários:

Ana disse...

A aprendizagem colaborativa consegue ser um método de trabalho mais eficaz que o ensino tradicional onde o professor desempenhava o "papel principal" de transmissor de conhecimentos e os alunos unicamente o papel de receptores. O trabalho colaborativo promove dinamismo e participação activa dos alunos através da partilha de conhecimentos, da interacção recíproca e da busca da informação através dos meios tecnológicos disponíveis. Neste processo interactivo, o professor assume o papel de orientador, tentando responder às dúvidas ou solicitações dos seus alunos. Estes, por sua vez, são responsáveis pelo seu processo de aprendizagem, contribuindo para uma maior autonomia pessoal dos mesmos.

Unknown disse...

Muito obrigado pelo artigo. Tem sido bastante difícil encontrar informações relevantes quando pesquisamos, mas o seu artigo, na verdade o blog, me ajudaram bastante.

Profª Madeleine Reid
Meu último artigo é sobre Missao Enem Reclame Aqui