terça-feira, fevereiro 19, 2008

Como se transforma um conhecimento não especializado em especializado e como desenvolvê-lo

Segundo Bruner, o aluno deve ser ensinado de tal forma que, no futuro, possa continuar a aprender sozinho, isto é, deve adquirir capacidade para identificar a informação relevante, interpretá-la, classificá-la e relacioná-la com a informação adquirida anteriormente. Sugere-se os seguintes objectivos educativos: desenvolver no aluno um processo de colocação de perguntas; ensinar uma metodologia de pesquisa; desenvolver a capacidade da criança para formular hipóteses e tirar conclusões e realizar discussões em sala de aula, escutar os colegas e expressar as suas próprias opiniões.
Isto significa que os alunos constroem activamente o conhecimento (saber e saberes-fazer) com base em conhecimentos anteriores; fazendo a sua própria gestão e monitorização, orientada para atingir uma determinada finalidade, estando correctamente contextualizada, usando o modo colaborativo entre os pares. Em suma, os docentes terão de ser capazes de conceber ambientes de aprendizagem poderosos desenvolvendo competências de modo a explorar melhor o conhecimento que possuem e a transmiti-lo de uma forma efectiva e produtiva aos alunos envolvendo-os no processo activamente.

Nenhum comentário: